terça-feira, setembro 11, 2007
SEÇÃO ALDOUS HUXLEY
Os Demônios de Loudun

Sinopse:
Huxley em sua obra "Os Demônios de Loudun" não quis pôr sobre a mesa um assunto de escândalo só pelo escândalo, como lhe reprovou injustamente e como justamente poderia reprovar-se a outros que utilizaram o mesmo assunto. Sobretudo --como em geral em todas suas obras-- Huxley se interessa por todo aquilo que ao afetar ao homem de maneira radical, situa-o nos limites, na fronteira de si mesmo, da sociedade, da moral, ou como em outra de suas obras famosas <>. Em qualquer caso, o livro que nos ocupa, Huxley insiste mais na análise da sociedade e nos condicionamentos políticos dos inquisidores que entenderam no caso de Urbano Grandier, ou nos condicionamentos de todo tipo a que se viram submetidas as monjas protagonistas do escândalo, que na dissensão do acontecimento propriamente dito. O escândalo, apesar de tudo, é inevitável, mas a culpa não será do autor. Acaso a responsabilidade recairá sobre quem nos conta uma história falsificada, para evitar, precisamente, sua responsabilidade.
Traduzido do Espanhol.
Postado por Lancelot
DOWNLOAD
Admirável Mundo Novo

Sinopse
Publicado em 1932, Admirável Mundo Novo tornou-se um dos mais extraordinários sucessos literários europeus. O livro descreve uma sociedade futura em que as pessoas seriam condicionadas em termos genéticos e psicológicos, a fim de se conformarem com as regras sociais dominantes. Tal sociedade dividir-se-ia em castas e desconheceria os conceitos de família e de moral. Contudo, esse mundo quase irrespirável não deixa de gerar os seus anticorpos. Bernard Marx, o protagonista, sente-se descontente com ele, em parte por ser fisicamente diferente dos restantes membros da sua casta. Então, numa espécie de reserva histórica em que algumas pessoas continuam a viver de acordo com valores e regras do passado, Bernard encontra um jovem que irá apresentar à sociedade asséptica do seu tempo, como um exemplo de outra forma de ser e de viver. Sem imaginar sequer os problemas e os conflitos que essa sua decisão provocará. Admirável Mundo Novo é um aviso, um apelo à consciência dos homens. É uma denúncia do perigo que ameaça a humanidade, se a tempo não fechar os ouvidos ao canto da sereia de uma falsa noção de progresso.

Portas da Percepção: Céu e Inferno, As

Sinopse
Dois importantes ensaios sobre o efeito da ingestão de drogas e suas implicações mentais e éticas. Em "As portas da percepção", de 1954, o romancista inglês descreve suas experiências pessoais com a mescalina, alcalóide extraído de um cacto mexicano, sob supervisão médica. "Céu e inferno", de 1956, faz uma análise crítica do uso de drogas. Ele constata que , se as alucinações produzidas pela droga podem alcançar uma atmosfera mística, também podem conduzir o paciente às margens da auto-aniquilação.
Link para download
C L I Q U E
Situação Humana, A

Sinopse
Viva e atual, esta obra envolve e convoca o leitor a uma crítica e autocrítica de sua situação humana. Huxley expõe e questiona procedimentos do homem diante do esforço de dar uma ordem e um significado à sua relação com o mundo. Contudo, chegar a uma compreensão abrangente e profunda exigirá esforço. O homem deverá fortificar sua bagagem de conhecimento, aguçar a sensibilidade, ter paciência para olhar e ter domínio sobre desejos e vontades.
Link para download
C L I Q U E
Chapéu Mexicano: Seis Histórias, O

Sinopse
Sem descrição disponível para esse livro...
Link para download
C L I Q U E
Contraponto

Sinopse
Retrato da decadência dos valores que vigoravam antes do fim da Primeira Guerra mundial, "Contraponto" mostra uma sociedade que busca novos rumos mas não tem coragem de romper com o passado.
Link para download
C L I Q U E
Moksha: Textos sobre Psicodelicos E...

Sinopse
Ao longo de 31 anos de trabalho, Huxley pesquisou os aspectos humanísticos, fisiológicos, místicos, sociológicos e políticos dos estados de consciência alterada. Esta obra reúne ensaios, cartas, conferências e trechos de seus livros consagrados, documentando seus estudos e especulações sobre os psicodélicos
Link para download
C L I Q U E
Macaco e a Essência, O

Sinopse
Em resposta ao uso de bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial, Aldous Huxley escreveu O Macaco e a essência . O ensaio, escrito em grande parte na forma de roteiro de cinema, conta a história do mundo pós-Apocalipse.
Link para download
C L I Q U E
Regresso ao Admirável Mundo Novo

Sinopse
Em «Regresso ao Admirável Mundo Novo», Aldous Huxley expõe-nos, com argúcia e a ironia que repassam as suas obras, os aspectos da vida do nosso tempo que lhe confirmaram as previsões ou tendem a confirmá-las.
Link para download
C L I Q U E
A Filosofia Perene

Sinopse
Philosophia Perennis: a frase foi cunhada por Leibniz; mas a coisa —a metafísica que reconhece uma divina Realidade no mundo das coisas, vidas e mente; a psicologia que encontra na alma algo similar à divina Realidade, ou até idêntico a ela; a ética que põe a última finalidade do homem no conhecimento da Base imanente e transcendente de todo o ser—, a coisa é imemorial e universal. Podem achar-se rudimentos da Filosofia Perene nas tradições dos povos primitivos em todas as regiões do mundo, e em suas formas plenamente desenvolvidas tem seu lugar em cada uma das religiões superiores. Uma versão deste Máximo Fator Comum em todas as precedentes e subseqüentes teologias foi pela primeira vez escrita faz mais de vinte e cinco séculos, e após o inesgotável tema foi tratado uma e outra vez do ponto de vista de cada uma das tradições religiosas e em todos os principais idiomas da Ásia e Europa. Nas páginas que seguem reuni certo número destes escritos, escolhidos principalmente por sua importância —porque ilustravam eficazmente algum ponto determinado no sistema geral da Filosofia Perene—, mas também por sua intrínseca beleza e memorabilidade. Estas seleções estão dispostas sob diversos títulos e incrustadas, por assim dizê-lo, em meu comentário destinado a ilustrar e relacionar, a desenvolver e elucidar.

COMPARE PREÇOS DESSE LIVRO! 
Sem Olhos em Gaza

Sinopse
O título deste romance deriva de um verso de John Milton (1608-1674) - um poeta cego - que na tragédia Samson Agonistes descreve a personagem bíblica Sansão como "sem olhos em Gaza, no moinho com os escravos". Huxley escolhe esse verso como epígrafe e título de seu romance numa alusão ao tema da obra, que é um retrato sem contemplações da espécie humana, aterrador e fascinante pela vaidade e pela alienação transparentes em sua conduta e valores. O cenário eleito por Huxley para este contundente estudo da cegueira do homo sapiens é a alta sociedade inglesa, entre o início do século XX e a década de 1930, onde se mesclam aristocratas decadentes, novos-ricos, intelectuais pretensiosos em meio a arrivistas e boêmios. Contra esse pano de fundo movimenta-se a personagem central, Anthony Beavis, um privilegiado a quem as circunstâncias permitiram gozar de autonomia de pensamento, afluência econômica e ausência de laços afetivos. Sem qualquer esforço moral, Beavis consegue atingir a independência de julgamento de um filósofo e a capacidade de renúncia de um santo. Contudo, essa é uma liberdade fácil, que Huxley reprova. Sua intenção é mostrar que não é de forma alguma a verdadeira liberdade, e que a indiferença filosófica e o desprendimento de seu herói nada têm a ver com os do legítimo pensador ou do homem de bem.
Psicodelizado Por :
.. Orion ...
| 10:05 PM |