AYAKAMANAKAM


sexta-feira, janeiro 26, 2007

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FESTIVAL CARLOS CASTAÑEDA (11 E-BOOKS )

Hoje é um dia especial para aqueles que se interessam pelos lados ocultos da psicodelia e dos alucinógenos em geral em um estudo profundo do seu uso...
Para aqueles que buscam ter uma visão completa do xamanismo isso aqui é um estudo de monografia de faculdade e olha que eu tive que rebaixar a obra para poder chama-la assim
Como o AYAKAMANAKAM é pretensioso em dizer que é conhecimento então resolvi fazer jus as palavras dos queridos ogi e oniro que divulgaram a filosofia AYAKAMANAKAM para o mundo e puderam dar vida ao Primeiro Foco de Resistência Ayakamanakam!
Então AYAKAMANAKAMENTE eu abro o Festival Carlos Castañeda para vocês! Favoritem o Primeiro Foco de resistência Ayakamanakam www.ayakamanakam.blogspot.com

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Carlos castanheiro? quem é esse cara?

Carlos Castaneda ou Carlos Aranha Castaneda (25 de dezembro de 193527 de abril1998) foi um escritor e antropólogo formado pela Universidade da Califórnia (UCLA); notabilizou-se após a publicação, em 1968, de sua dissertação de mestrado intitulada The Teachings of Don Juan - a Yaqui way of knowledge, lançado no Brasil como A Erva do Diabo. de

Em 1973 revê os conceitos apresentados na primeira obra em uma versão de sua tese de PhdJourney to Ixtlan - Lessons of Don Juan (Viagem a Ixtlan). Sua obra consiste em onze livros autobiográficos no qual relata as supostas experiências decorrentes de sua associação com o brujo conhecido por Don Juan Matus, índio da tribo Yaqui do deserto de Sonora, no México. Um 12° livro chamado Magical Passes (Passes Mágicos) foi lançado, mas destoa do conjunto da obra, se aproximando mais de um manual prático de aplicação de exercícios corporais. intitulada

A Erva do Diabo se tornou um best-seller entre os jovens do Movimento Hippie e da contracultura, que rapidamente elegeram Castaneda um guru da nova era e formaram legiões de admiradores que queriam, por conta própria, reviver as experiências descritas no livro. Uma controvérsia se formou em torno de sua figura tanto por parte de admiradores, que queriam encontrar Don Juan pessoalmente e de alguma forma fazer parte do processo de aprendizado, quanto de céticos, que queriam encontrar motivos para desacreditá-lo academicamente, argumentando que o testemunho fornecido em seus escritos era ficional e apontando a escassez de fontes documentais sobre sua pesquisa de campo junto ao mestre índigena.

Em 1973, no auge de sua fama, a conhecida revista norte-americana TIME publicou uma extensa matéria de capa sobre o autor. Esta só foi conseguida depois de muita insistência junto aos agentes literários do autor que, inclusive, posou para fotos em ângulos parciais, o que sempre evitava a todo custo. A abrangente matéria notabilizou-se por publicar o resultado de uma suposta investigação envolvendo a biografia de Castaneda antes da fama, e tinha entre seus objetivos implícitos e explícitos, o propósito de retratá-lo como um mentiroso. A reportagem alega que Castaneda era peruano, nascido na andina cidade de Cajamarca, cuja origem remonta ao império Inca. A reportagem cita amigos da terra natal e mesmo uma irmã de Castaneda falando sobre traços da personalidade de Castaneda, como alguém dono de imaginação fértil e entregue ao vício do jogo. Segundo ela, Castaneda seria filho de um relojoeiro e teria nascido no ano de 1925. Aos 24 anos, em 1951, teria decidido imigrar para os EUA após a traumática morte da mãe. No livro de entrevistas Conversando com Carlos Castaneda, da jornalista Carmina Fort, Castaneda, décadas depois, lamenta a decisão da TIME de publicar estes dados, que teriam sido inseridos porque ela "precisava de uma história". O autor ironiza o esforço da matéria em situar sua ascendência junto a índios sul-americanos.

Segundo o próprio Castaneda, ele teria nascido no Brasil, em 1935, numa cidade do Vale do Paraíba, e passado a infância no município de Juqueri - atual Mairiporã, acidentalmente, no meio de uma família conhecida. Um parente - pelo lado paterno - era o famoso diplomata brasileiro Oswaldo Aranha, presidente da ONU e embaixador em Washington por duas vezes. Seu pai, posteriormente um professor de literatura, tinha apenas 17 anos, e sua mãe, 15. Após a morte de sua mãe, quando tinha 6 anos, sua criação ficou a cargo dos avós maternos, pequenos proprietários rurais de uma granja. Episódios da sua infância no interior de São Paulo são descritos primeiramente em Viagem a Ixtlan e com mais detalhes em seu último livro, O Lado Ativo do Infinito. Semi-abandonado pelo pai, o autor guardou mágoa em relação a ele durante toda a vida, retratando-o algumas vezes como um homem fraco e sem propósito. Em um dos seminários que deu no final da vida, afirma que o pai havia se casado de novo e tido uma outra filha, e possuía uma grande biblioteca, tendo se tornado um notável leitor.

O jovem Castaneda foi enviado para um importante colégio de Buenos Aires, o Nicolas Avellaneda, onde permaneceu até os 15 anos estudando e onde provavelmente aprendeu o espanhol que mais tarde viria exercitar no México. Tornando-se um problema para a família pelo seu comportamento revoltoso, Oswaldo Aranha, seu tio famoso e patriarca da família, teria intercedido para que ele arrumasse um lar adotivo em Los Angeles, Califórnia, em 1951. Depois de se formar ma Hollywood High Scholll, tentou cursar Belas Artes em Milão, na Itália, mas abandonou o curso por falta de afinidade, voltando então para os EUA e matriculando-se no curso de Psicologia Social da UCLA, escolha que seria alterada posteriormente ao mudar o curso para antropologia.

Como relata em entrevista para sam keem, pensando em ir para o curso de antropologia, buscava a publicação de um paper para dar início à carreira acadêmica. Havia lido e escrito um pequeno ensaio sobre o livro de Aldous Huxley, As Portas da Percepção, que havia celebrizado no mundo ocidental os efeitos psicotrópicos damescalina, alcalóide alucinógeno presente em grandes quantidades no botão do cacto de peiote, que era usado de forma ritual por vários povos indígenas americanos. Pesquisou o tema das plantas medicinais em livros como o de Weston La Barre's, O ritual do peiote e partiu para o trabalho de campo. Foi então para o estado de arizona, onde conheceu o índio brujo conhecido como Don Juan. Este viria a ser seu guia, e é personagem central nos livros autobiográficos que escreveu. O encontro com o índio foi um episódio marcante, que é recontado várias vezes na sua obra. Numa estação rodoviária, indicado por um colega da faculdade, Castaneda aproximou-se e apresentou-se como especialista em peiote, convidando o índio a lhe conceder entrevista. Como não sabia virtualmente nada a respeito do cacto, segundo relata, Don Juan teria captado sua mentira e devolvido-a com um olhar. Este olhar foi bastante significativo, pois Castaneda, normalmente um homem falante e extrovertido, ficou sem ação e tímido ao ser persercutado. Nas explanações posteriores, diz que Don Juan o havia capturado com o olhar mostrando-lhe o nagual, pois havia visto que Castaneda poderia ser o homem que ele procurava para lhe passar seu conhecimento. Depois de mais alguns encontros, Don Juan lhe anuncia sua decisão e decide levá-lo a experimentar as plantas medicinais que Castaneda tanto pedia.

Aos poucos o jovem ocidental e acadêmico foi sendo posto ao encontro de experiências cognitivas que desafiavam o poder de explicação de sua razão, sendo forçado finalmente a mudar toda a sua concepção de mundo em prol das novas explicações que o mestre lhe fornecia e que ia compreendendo, gradualmente. Como explica no sexto livro, O Presente da Águia, o sistema de interpretações e crenças que se dispôs a estudar terminou por engalfinhá-lo, ao se revelar tão ou mais complexo que o sistema "ocidental" de interpretações do mundo. Este é um ponto chave da obra, antes inédito na antropologia e uma das fontes das acusações difamadoras que foi recebendo aos poucos. Pela primeira vez um estudioso e intelectual ocidental admitia a inoperância das suas ferramentas teóricas para classificar o objeto de estudo. O jovem ocidental viu-se forçado a admitir sua fraqueza e sua vida desordenada e vazia e um indígena aparecia como um "caçador e um guerreiro", dono de um propósito inabalável e capaz de manipular e influenciar profundamente sua percepção e visão de mundo.

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A Erva do Diabo



Sinopse:

Primeiro livro de Castañeda e também sua tese de mestrado na faculdade de antropologia na Universidade de Los Angeles. É com essa obra que ele passa de um simples estudante para um dos mais lidos autores do planeta. Seus primeiros relatos contam como ele encontrou o índio yaqui Dom Juan, personagem principal de seus livros. Dom Juan não é somente um curandeiro, mas uma espécie de bruxo, alguém cuja sabedoria excede tanto a filosofia oriental quanto a ocidental. Durante cinco anos, Castañeda visitou os desertos do Novo México e lá teve em contado com estranhos fenômenos que despertaram seu medo frente ao desconhecido. Tudo à base de possantes alucinógenos. A segunda parte do livro é justamente a análise acadêmica de Castañeda sobre suas experiências ao lado de Dom Juan, com um alerta: “essa não é uma obra de ficção”.

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O Fogo Interior



Sinopse:

Nesta obra, Castaneda descreve com detalhes surpreendentes os ensinamentos de Don Juan, mostrando um "outro ponto de vista" sobre seus encontros com o índio yaqui.

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O Lado Ativo do Infinito



Sinopse:

O último livro escrito pelo autor antes de morrer, em 1988, mostra a preparação para a última viagem de um xamã, que conduz para o lado ativo do infinito, o fim. Ao discutir a morte e preparar-se para ela, rememorando os principais eventos da vida, reencontra o seu xamã e mestre dom Juan.

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O Poder do Silêncio



Sinopse:

O Poder do Silêncio, mostra a doutrina que dirige os passos do guerreiro em seu caminho para o conhecimento e o poder oculto que existe dentro de cada indivíduo. Orienta-nos a mergulhar no mistério da essência e adquirir uma percepção extraordinária. Como nos ensina dom Juan, existem muito "mais coisas do que os olhos podem ver".

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O Presente da Águia



Sinopse:

Os diálogos e aventuras de Castañeda com Dom Juan são relembrados nessa obra que revela aspectos inéditos sobre a feitiçaria e conta o que realmente aconteceu com o poderoso índio e seu grupo.

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O Segundo Círculo do Poder



Sinopse:

A saga de Castañeda sem seu mestre.
Nunca em toda a história de Castañeda ele se viu em tantas dificuldades quanto na parte da sua vida aqui descrita. Após o desaparecimento de Dom Juan nas montanhas da Serra Madre Ocidental, no México, o autor está sozinho, impossibilitado de voltar à vida que tinha antes, e sem saber como seguir em frente sem os conselhos de seu mestre. Ele volta então ao deserto de Sonora em busca dos outros aprendizes que, como ele, deveriam estar na mesma situação. Porém um grupo de estranhas mulheres está à sua espera, na casa de Pablito. Elas são dotadas de ardilosos poderes, que dizem ter aprendido com Dom Juan. Castañeda não sabe exatamente o que pensar e fica junto delas. Logo ele descobrirá que para continuar vivo terá que utilizar todos os seus conhecimentos sobre feitiçaria, principalmente porque agora ele é um nagual, ou seja, um mestre. - Resenha por Eduardo Azevedo.

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Porta para o Infinito



Sinopse:

O mestre vai até o discípulo.
Na época em que esse livro foi lançado, a vida de Castañeda havia se alterado por completo. Primeiro porque ele já não era mais uma pessoa acessível, tendo largado o cargo de professor na Universidade de Los Angeles. Mas o principal motivo de suas alterações de comportamento estão no próprio conteúdo desse livro: seu último encontro com Dom Juan. Durante o último período de contato da dupla, entre 1971 e 1973, Dom Juan pressentiu que uma separação logo aconteceria logo e tratou de dar suas últimas lições ao “jovem Carlos”. Uma das coisas mais impressionantes aqui descritas é a aparição do sábio índio em uma grande cidade, no ambiente de Castañeda, para provar a seu aluno que o poder de um guerreiro independe do lugar em que ele está. - Resenha por Eduardo Azevedo.

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Uma Estranha Realidade



Sinopse:

Foi com esta obra que Carlos Castañeda ganhou definitivamente o respeito do público e, momentaneamente, dos setores universitários. Como em sua primeira obra, "A Erva do Diabo", a informalidade, o jeito fácil de escrever e, sobretudo, os fatos inacreditáveis que ele descreve colocam-no como um autor sem igual, ganhando inclusive a capa da revista <>Time, com o título "Magia ou Realidade?" Nesse episódio de sua saga, Castañeda volta ao Novo México após três anos de ausência, a fim de mostrar o índio Dom Juan o livro "A Erva do Diabo" já pronto e publicado. O sábio índio dá pouca importância àquele amontoado de papéis, mas aceita de bom tom a companhia do amigo antropólogo. Esse é, na verdade, o reinício do aprendizado de Castañeda na arte da bruxaria, que a esta altura já abandonara qualquer pretensão de análise acadêmica sobre os fatos por ele presenciados nas noites no deserto. - Resenha por Eduardo Azevedo.

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Viagem a Ixtlan



Sinopse:

O mestre e o aprendiz.
Para muito estudiosos dos trabalhos de Castañeda esta é sua obra máxima do ponto de vista literário, mas também o livro que o afastou de vez da universidade. Antropólogos conceituados foram unânimes em dizer que o autor se deixara dominar pelo seu objeto e, consequentemente, não tinha mais valor acadêmico. Em “Viagem a Ixtlan” Castañeda recapitula pontos de sua convivência junto a Dom Juan não descritos nos últimos livros, justamente porque na época eles não haviam lhe parecido importantes. É somente no final do livro que Castañeda recomeça a narrativa sobre os fatos ocorridos após o término de “Estranha Realidade”. É justamente aí que está o valor dessa obra, que expõe como nenhuma outra de Castañeda a chave para o mistério do assombroso mundo de Dom Juan. - Resenha por Eduardo Azevedo.

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Psicodelizado Por : .. Orion ... | 1:50 AM |


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Uma vez na beira de um riacho que corria invertido um menino perguntou ao sábio que estava sentado em cima de uma pedra o que era ayakamanakam, então o sábio respondeu:

Ayakamanakam é Alegria... Ayakamanakam é Paz... Ayakamanakam é Felicidade... Ayakamanakam é Amor... Ayakamanakam é Liberdade... Ayakamanakam é Força... Ayakamanakam é Curiosidade... Ayakamanakam é Ousadia... Ayakamanakam é Treze... Ayakamanakam é Cubo... Ayakamanakam é Onze... Ayakamanakam é Caminho... Ayakamanakam é Verdade... Ayakamanakam é Vontade... Ayakamanakam é Desejo... Ayakamanakam é visão... Ayakamanakam é Realidade...
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Ayakamanakam é Totalidade... Ayakamanakam é Honestidade... Ayakamanakam é Conhecimento... Ayakamanakam é Luz... Ayakamanakam é Sonho... Ayakamanakam é Destino...
O menino então se põe a dançar!



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A Experiência Psicodélica (Timothy Leary)

A História secreta da Rede Globo (Daniel Heiz)

As Portas da Percepção (Aldous Huxley)

Admiravel Mundo Novo (Aldous Huxley)

Pacote Carlos Castañeda 11 e-books

Pesquisa do inconsciente no século dos alucinógenos (Rafael Andaime)

Manual prático da delinquencia juvenil (Vulgo Ari Almeida)

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