domingo, janeiro 21, 2007
***
Hoje o post vai ser para desconstruir todo o conceito de arte pop, um post para apreciar, para se ver, para se degustar e principalmente para conhecer melhor esse conceito! Divirtam-se...
***
Asas de borboleta cobrem uma figura tosca (Butterfly-Wing Figure - October 1953) que olha directamente para o obsrvador. A caricatura feita de colagens é característica do estili naif de Dubuffet. O recurso a materiais atípicos como o vidro, fragmentos de tecido, botões e areia para dotar as suas imagens de uma confrontalidade rudimentar, aproxima-o vagamente do Informalismo. Interessado em alcançar as origens subconscientes da actividade mental e em "homenagear" o primitivo contra o "civilizado", Dubuffet procurou alternativas ao retrato, utilizando o corpo como uma espécie de paisagem. Contribuiu significativamente para a rotura das interpretações tradicionais da arte ocidental, reunindo obras de psicóticos e inventando a expressão "Art Brut" (Arte Bruta), trabalho primário, não afectado pela cultura, produzido por pessoas estranhas ao mundo da arte, sobretudo crianças e doentes mentais. Jean Dubuffef nasceu em Le Havre em 1901 e morreu em Paris em 1985.
........................................................................................................
Dubuffet, Jean - Arte Pop / Arte Bruta
Childbirth - March 1944
Oil on canvas
39 3/8 x 31 3/4" (99.8 x 80.8 cm)
Museum of Modern Art, New York
Dhotel nuance d'abricot - 1947
Oil on canvas
45 1/2 x 35 in. (116 x 89 cm)
Private Collection
Figure, Black Background - October 3, 1961
Ink on paper
13 1/4 x 9 7/8" (33.5 x 25.0 cm)
Museum of Modern Art, New York
Typewriter III - 1964
Felt-tipped pen and ballpoint pen on paper
8 3/8 x 10 5/8" (21.0 x 26.9 cm)
Museum of Modern Art, New York
***
Em "Campbell’s Condensed Tomato Soup - 1962", a imagem brilhantemente colorida de uma lata de sopa Campbell faz parte de uma série produzida sobre o mesmo tema. Warhol começou por pintar cada imagem à mão, mas depois passou a imprimi-las, fixando um stencil a um ecrã esticado sobre uma moldura e forçando a cor através das zonas da tela que estão a descoberto. Ao produzir em massa imagens de objectos do quotidiano como, por exemplo, esta lata de sopa, ele criticou tanto a autoria como a validade do facto de ser o único do género. Ao repetir o mesmo motivo, ele também conseguiu uma distância estética da sua obra. Ele baptizou a sua elegante galeria/estúdio com o nome de "A Fábrica". Através de diversos temas - Marilyn Monroe, Jackie Kennedy, conflitos raciais e a cadeira eléctrica - Warhol pretendeu desmistificar grandes temas tais como a fama e a morte. Também fez inúmeros filmes e foi o empresário da banda de rock de culto Velvet Underground. Sendo um brilhante auto-promotor, ele transformou-se num enigma. Teve uma enorme influência em gerações posteriores de artistas. Andy Warhol nasceu em Pitsburg (EUA) em 1928 e morreu em Nova Iorque em 1987.
........................................................................................................
Warhol, Andy - Arte Pop
Big Torn Campbell’s Soup Can (Vegetable Beef) - 1962
Acryl auf Leinwand
183 x 137 cm
Kunsthaus Zurich
Untitled from Marilyn Monroe (Marilyn) - 1967
One from a portfolio of ten screenprints
Composition and sheet: 36 x 36" (91.5 x 91.5 cm)
The Museum of Modern Art, New York
Mao Tse-tung 1972
Colour serigraph on wove paper (one of ten)
Printed by Styria Studio
91.4 x 91.4 cm
National Gallery of Canada, Ottawa
Mick Jagger - 1975
Silkscreen ink on synthetic polymer paint on canvas
101.6 x 101.6 cm (40 x 40 in.)
Museum of Fine Arts, Boston
Portrait of Maurice - 1976
Synthetic polymer paint and silkscreen ink on canvas
65.80 x 81.40 cm
National Galleries of Scotland, Edinburgh
Hammer and Sickle - 1976
Silkscreen ink on synthetic polymer paint on canvas
10' x 13' 4" (304.8 x 406.4 cm)
The Museum of Modern Art, New York
***
A tela "Crying Girl - 1964", pintada como um grande plano de uma vinhetade uma banda desenhada dos anos 50, esta obra apresenta uma loura atraente de olhos claros, pensativa e chorando. O seu glamour americano e a sua expressão triste sugerem uma narrativa em que ela é a heroína que sofre. Mas, independentemente da sua acessibilidade, a imagem parodia levemente a cultura contemporânea, ao mesmo tempo que lhe presta homenagem, esbatendo os limites entre as belas artes e a arte comercial. O recurso aos cartoons está em sintonia com a "reciclagem" de objects trouvés e de objectos domésticos vulgares, típica da Arte Pop dos anos 60 do século passado. Ruscha foi o primeiro a apropriar-se da banda desenhada, sendo depressa seguido por Lichtenstein e Warlol. Lichtenstein compunha os seus quadros com pequenos círculos que reproduziam meticulosamente os pontos do processo Ben Day - uma técnica de impressão. Também Fez escultura e murais. Roy Lichtenstein nasceu em Nova Iorque em 1923 e morreu na mesma cidade em 1997.
.....................................................................................................
Arctic Landscape - 1964
Oil and magna on plexiglass
24 x 30 inches; 61 x 76.2 cm
Yale University Art Gallery, New Haven, Connecticut
World's Fair Mural - 1964
Oil and magna on plywood
24ft x 16ft (240 x 192 inches)
Frederick R. Weisman Art Museum, University of Minnesota,
Minneapolis, Minnesota
Grrrrrrrrrrr! - 1965
Oil and magna on canvas
68 x 56 inches; 172.7 x 142.2 cm
Solomon R. Guggenheim Museum, New York
Still Life with Crystal Bowl - 1973 (1972?)
Oil and magna on canvas
52 x 42 inches
Whitney Museum of American Art, New York
Artist's studio "The Dance" - 1974
Oil and magna on canvas
96 x 128 inches; 243.8 x 325.1 cm
Museum of Modern Art, New York
House I - 1998
Fabricated and painted aluminium
122 1/2 x 179 x 54 1/4 inches; 311.2 x 454.7 x 137.8 cm
National Gallery of Art, Washington D.C.
***
O estilo realista de Wayne Thiebaud e o tema do quotidiano estão associados à Arte Pop, pois ele celebra o banal com uma mistura ambígua de familiaridade e desinteresse emocional. As cores azul, púrpura e verde são típicas do seu estilo e resultam da luz artificial e da radiante luz do sol da Califórnia onde vive e trabalha. Pintando normalmente o seu tema de memória, Thiebaud cria obras que têm um conteúdo nostálgico e frequentemente um tom humorístico. O seu estilo acessível tem um sentimento particularmente urbano e americano. Antigo pintor de letreiros e cartonista, Thiebaud também tem pintado imagens espirituosas de bolos, máquinas de pin-ball e cachorros quentes, executados com cores luminosas. Wayne Thiebaud nasceu em 1920.
...................................................................................
Girl with Ice Cream Cone - 1963
Oil on canvas
48 1/8 x 36 1/4 in (122.2 x 92.1 cm)
Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington
Man Sitting - Back View - 1964
Oil on canvas
36 x 29 1/2 in (91.4 x 74.9 cm)
Albrecht-Kemper Museum of Art, St Joseph, Missouri
Fonte de imagens e dados: oseculoprodigioso.blogspot.com
***
É O FIM DESSE POST E ASSIM CUMPRIMOS MAIS UM MANDAMENTO BUSQUE CONHECIMENTO!... E A BELEZA NAS SUTILEZAS.
Psicodelizado Por :
.. Orion ...
| 11:53 PM |